Em setembro de 2021 deu-se o início o projeto Bordados de Corpus – um encontro entre pesquisadores do Laboratório de Dramaturgia do Corpo (LADCOR) do PPGAC da ECA/USP com as mulheres da Ocupação José Bonifácio 237. Esta primeira ação desse grupo ligado ao Movimento de Moradia foi um desafio coordenado pela artista e professora Helena Bastos e a equipe formada por Layla Cesare Trindade, Luanda Vilella de Castro, Maria Tendlau, Marcial Lourenço Macome e Vanessa Macedo, além de Flávia Bertinelli, do grupo de pesquisa “O Círculo”, também do PPGAC da ECA/USP.
Bordados de Corpus tinha um foco específico: reunir as mulheres da Ocupação e criar um espaço de escuta no qual elas pudessem compartilhar situações de violência, memórias e experiências pessoais, num ambiente sensível, poético e criativo que buscasse a potencialização dessas vidas.
Aulas de dança, canto, teatro, jogos, brincadeiras, conversas, bordados – uma série de proposições moveram esses encontros pedagógicos e artísticos, que acontecem sempre nas manhãs de domingo. Regina, que está na Ocupação há 9 anos, demonstra seu afeto pelo projeto: “nem sei como vou fazer depois que acabarem esses encontros. É um aprendizado.” Paloma, moradora há 10 anos, comenta que o projeto tem permitido a ela e a outras mulheres refletir sobre autoconhecimento, autocuidado.
Depois de 10 meses, o grupo caminha para uma nova fase – a criação do que chamam de “ações performativas”, no qual compartilharão em alguns espaços da região central de São Paulo – o Teatro da USP, o Espaço Kasulo de Arte e a Oficina Cultural Oswald de Andrade – um pouco do percurso deste quase um ano de atividades continuadas na Ocupação.
A partilha das primeiras ações performativas busca publicizar o projeto e – mais ainda – assumem a função de construir, deslocar e evidenciar gestos de denúncia:
Denúncia da precariedade. Denúncia da violência. Denúncia da omissão do poder público.
Denúncia da ausência de políticas efetivas que assegurem direitos básicos. Políticas que assegurem a vida!
Bordados de Corpus “Ações Performativas” | Gratuitas
-Ação Performativa I: 24 de julho de 2022, 17h
TUSP: Sala Experimental | R. Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01222-010
–Ação Performativa II: 7 e 14 de agosto de 2022, 10h
Espaço Kasulo de Arte | R. Sousa Lima, 300 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01153-020
-Ação Performativa III: 30 e 31 de agosto/1 e 2 de setembro de 2022, 20h
Oficina Cultural Oswald de Andrade | Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01123-001
“Bordados de Corpus: Depoimentos gerados por mulheres no distanciamento social” foi um dos projetos selecionados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária no Edital 02/2021: Inclusão Social e Diversidade na USP e em Municípios de seus Campi, ligado aos objetivos da Agenda 2030 da ODS/ONU.
INTEGRANTES DO PROJETO
– LADCOR: Helena Bastos; Vanessa Macedo; Marcial Lourenço Macome; Layla Cesare Trindade; Luanda Vilella de Castro.
– O Círculo: Flávia Bertinelli Almeida.
– Orientadora de Arte Dramática do TUSP: Maria Tendlau
– Participações especiais: Gilvana de Lima Barbosa, Maria de Lourdes de Jesus Sousa; Maria Izabel Ferreira; Paloma Gonçalves dos Santos; Regina Aparecida da Silva
– Coordenadora Geral do MMCR Jomarina Abreu Pires da Fonseca e Assistente Social e Mediadora com a Ocupação Maria da Conceição Soares.