
24.07, 19h • Abertura • Debate Teatro Universitário
Mesa de abertura da Mostra, com Abílio Tavares, André Carreira, Bárbara Freitas, Luiz Fernando Ramos, Luiz Marfuz e Sérgio de Carvalho
Abílio Tavares é diretor teatral, ator, gestor cultural, pesquisador e professor universitário. Foi diretor do TUSP entre 1996 e 2006.
André Carreira é diretor teatral, pesquisador do CNPq e professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Bárbara Freitas é aluna no Departamento de Artes Cênicas da USP (CAC-USP). Integra a comissão organizadora do ETU (Encontro de Teatro Universitário) e o elenco do LAPETT-USP (Laboratório de Pesquisa em Tanz Theatralidades) e trabalhou junto ao TUSP no polo São Carlos.
Luiz Fernando Ramos é professor titular de história e teoria do teatro do CAC-USP, pesquisador do CNPq e atual diretor do TUSP.
Luiz Marfuz é diretor teatral, dramaturgo, jornalista, arte-educador e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Sérgio de Carvalho é dramaturgo e encenador da Companhia do Latão, professor livre-docente na USP na área de dramaturgia. Foi diretor do TUSP entre 2016 e 2021.
08/08, 19h • A formação do espectador: desafios e perspectivas contemporâneas
Conferência com Jorge Dubatti
Jorge Dubatti é crítico, historiador e professor na Universidad de Buenos Aires (UBA). Idealizador das Escolas de Espectadores em diversos países da América Latina, coordena o Centro Cultural de Cooperação Floreal Gorini e diretor/fundador da EEBA, e integra a Cátedra Itinerante de Teatro Latinoamericana.

Realizadas sempre no TUSP Butantã das 14h às 17h, as oficinas têm como público os grupos participantes da Mostra e alunos da USP, UNESP e UNICAMP. O processo de inscrição acontece via formulário disponível online entre 24 e 31/7, com vagas limitadas definidas por ordem de inscrição.
25 e 26/07, 14h-17h • Oficina 1: Atuação: intensidade e risco, com André Carreira e Narciso Larangeira
Esta oficina propõe uma experiência de atuação na perspectiva de Teatro de Intensidades/Atuação por Estados que são ideias que caracterizam parte da cena argentina contemporânea. A oficina propõe pensar uma atuação que não se submete à tentativa de representação das personagens, mas sim ao jogo de intensidades e estados para a composição das personagens e da cena.
(25 vagas, com experiência prévia em atuação)
Narciso Telles é ator, diretor e professor titular do curso de teatro e do PPGAC/UFU, pesquisador do CNPq e diretor artístico do Núcleo 2 Coletivo de Teatro, em Uberlândia (MG).
André Carreira é diretor teatral, pesquisador do CNPq e professor da UDESC, doutor pela Universidad de Buenos Aires, com uma pesquisa relacionada à atuação no contexto de um ‘Teatro da Intensidade’.
08/08, 14h-17h • Oficina 2: Corpo-Arquitetura Poética, com Carina Nagib
Uma imersão nas sensações e conhecimentos anatômicos para a criação do corpo poética da cena, a criação de personagens e derivações performáticas. (40 vagas)
Carina Nagib é bailarina, performer e coreógrafa. Doutoranda em artes cênicas pela USP, pesquisadora da dança teatral, direção em dança e coreografia, é diretora do Bando Cia de dança teatral.
15/08, 14h-17h • Oficina 3: Escritas Performativas: Reflexões e alguns dispositivos, com Cassiano Quilici
Oficina que propõe uma discussão inicial sobre o conceito de “escritas performativas”, seguida de exercícios preparatórios e dispositivos para a produção de textos pelos participantes, a serem compartilhados com ações performativa, elaborando a ideia dos diários enquanto prática criativa. (15 vagas)
Cassiano Sydow Quilici é livre-docente do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, autor de Antonin Artaud: Teatro e Ritual, O ator-performer e as poéticas da transformação de si, entre outros. Membro do Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas (Labdrama) da Unicamp, pesquisador, dramaturgo e coordenador do Espaço Sergipe Arte e Cultura.
22/08, 14h-17h • Oficina 4: Exercícios sobre o Silêncio, com Vinícius Torres Machado
A oficina pretende abordar as sensações geradas em cada participante a partir da exposição individual na relação entre palco e plateia. São exercícios em que a experiência da presença e do silêncio podem invocar compartilhamento da subjetividade e melhor compreensão de si. (20 vagas)
Vinícius Torres Machado é professor da UNESP e mestre e doutor pela USP, incluindo estágio e pós-doutorado na Ghent University. Coordena o Grupo de Estudos da Matéria Cênica (CNPq) e publicou livros sobre teatralidade grega, máscara, matéria e tempo na cena. Dirige e cria espetáculos premiados, como A Porta e Com os bolsos cheios de pão.
29/08, 14h-17h • Oficina 5: V.E.M. – Voz em Movimento, com Andréia Nhur
O workshop compartilha procedimentos de criação e pesquisa oriundos do Projeto Sonorocoreográfico, que investiga interações criativas entre sons e gestos vocais-corporais como dispositivos codependentes em processos cênicos. O encontro reúne prática de movimento e respiração integrados, percursos rítmicos, cantos e vocalizações em grupo, contextualizando os procedimentos em propostas cênico-coreográficas. (25 vagas)
Andréia Nhur, artista e professora de artes cênicas na USP. Sua investigação no Projeto Sonorocoreográfico marca diferentes obras criadas pela artista, tais como em Peças Fáceis, Mulher sem Fim e Cordeiro Místico, e em residências como Imersão Sonorocoreográficas (CPT-SESC) e Laboratório Sonorocoreográfico (SESC Ipiranga).

Ações de formação de espectadores desenvolvidas a partir da abordagem dialógica, com ênfase em práticas de escuta, mediação crítica e análise coletiva. Ao articular a criação de espaços de mediação cultural e reflexão sobre a prática teatral, o ponto central dessa programação é a participação de Jorge Dubatti, professor da UBA referência internacional na teoria do teatro e idealizador das Escolas de Espectadores.
Ciclo de Mediação I • Escola de Espectadores com Jorge Dubatti
07/08 Irmãs Coragem
10/08 O Mundo Está em Chamas, o Teatro Também Tem de Estar
Ciclo de Mediação I
14/08 Savana Glacial • mediação de Aline Ferraz
21/08 Mentira.BR: Um Estudo de Caso • mediação de Maria Lúcia Pupo
28/08 Ensaio sobre Nós • mediação de Marcelo Soler
Aline Ferraz é arte-educadora, doutora em artes cênicas com pesquisa centrada na mediação teatral. Atuou por décadas em diversas redes de ensino, companhias e projetos culturais na capital, atualmente produz materiais educacionais no Sesi-sp.
Marcelo Soler é doutor e mestre em artes cênicas, com pesquisa em Teatro Documentário. É membro-fundador da Cia. Teatro Documentário e professor universitário desde 2004, e autor de livros sobre teatro e cinema.
Maria Lúcia Pupo é professora titular da USP, atuando tanto na área de licenciatura quanto na pós-graduação em artes cênicas. Suas pesquisas e atividades docentes estendem a diferentes cidades brasileiras, desenvolvidas também na França, Marrocos, Bélgica e México, principalmente em torno dos temas de pedagogia, formação, teatro contemporâneo, ação cultural, mediação teatral e dramaturgia.

CPT • Sesc Consolação
Às sextas e aos domingos, nos dias 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31/8, uma parceria entre o Centro de Pesquisa Teatral do SESC e o TUSP traz bate-papos com os críticos Amilton de Azevedo e Fernando Pivotto. Um convite a espectadores, pesquisadores e artistas universitários para a partilha de um espaço dedicado à escuta, análise e reflexão sobre a prática teatral contemporânea e sobre os espetáculos da Mostra.
Amilton de Azevedo é pesquisador e crítico teatral. É idealizador, editor e crítico na plataforma ruína acesa, integrante do Projeto Arquipélago, e colaborador da plataforma URGIA. Ministra ainda oficinas de formação em crítica e escreveu para a Folha de S. Paulo. É membro da seção brasileira da IATC/AICT (Associação Internacional de Críticos de Teatro).
Fernando Pivotto é artista, educador e crítico teatral. Idealizador do Tudo, Menos Uma Crítica, escreve textos reflexivos sobre teatro desde 2015. Pesquisa a crítica enquanto ação performática nas ações Ponto de Encontro e Boteco Crítico, da qual é coautor junto com seus parceiros do Projeto Arquipélago. Conduz a Estufa – Residência com Espectadores, programa da Corpo Rastreado, onde pratica a ação de assistir teatro em grupo. Foi publicado em livros, revistas digitais e sites, e é membro da seção brasileira da IATC/AICT.
CPT-SESC Consolação • R. Dr. Vila Nova, 245 – V. Buarque