ENSAIOS EXPANDIDOS | Balé da Cidade de São Paulo | dez 2024

conferencia 2 v2

Com os ENSAIOS EXPANDIDOS, iniciados em outubro de 2024, o Núcleo de Dança do TUSP estabelece parceria com o Balé da Cidade de São Paulo. Neste segundo momento deste encontro o Núcleo de Dança do TUSP recebe uma conferência com Alejandro Ahmed, Aline Blasius, Ana Teixeira e Bibi Vieira no dia 11 de dezembro, quarta-feira, 20h, aqui no Teatro da USP.

Além da conferência, a parceria com o Balé da Cidade de São Paulo oferece mais uma vez mais ao público interessado a oportunidade de acompanhar um ensaio geral da companhia, desta vez na sexta-feira, 13/12, às 14h30, no espaço de ensaio do grupo na Praça das Artes (Av. São João, 281 – Sé). São 50 vagas, oferecidas por ordem de inscrição até seu encerramento, somente através do preenchimento do formulário no link.

O projeto ENSAIOS EXPANDIDOS tem a coordenação de Alejandro Ahmed, diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo e coreógrafo, e de José Fernando Peixoto de Azevedo, vice-diretor do TUSP, diretor teatral e professor da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), buscando integrar a perspectiva formativa da Universidade a elementos dos processos de criação da companhia, de seus artistas integrantes e dos coreógrafos convidados.
Esta ação é mais um passo do Núcleo de Dança do TUSP, que aos poucos vem se configurando a partir de programas iniciais como os Ensaios Coreográficos e de outros encontros recentes com pesquisadores e artistas das artes do corpo como André Lepecki, Luciane Ramos-Silva e Vitor Hamamoto, que estiveram em atividades formativas aqui no TUSP e que contribuem para que a ideia ganhe forma.
Alejandro Ahmed é coreógrafo residente, diretor artístico e dançarino. Atualmente é diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo. Como coreógrafo autodidata, o seu trabalho se desenvolveu como resposta à necessidade que tinha de integrar as suas visões particulares do mundo e da dança que vinha experimentando. Também atua como diretor artístico e performer do grupo Cena 11 Cia. de Dança, com o qual desenvolve uma técnica que busca a produção da dança em função do corpo e de suas extensões.
Aline Blasius é artista das artes do corpo e pesquisadora em dança. Desde 2007, integra o Grupo Cena 11 Cia de Dança, onde atua como codiretora, performer e assistente de design de movimento. No grupo, Aline coordena ensaios e participa dos processos criativos, além de ter contribuído para a criação de 12 espetáculos e para a realização de dezenas de oficinas e residências artísticas com profissionais de diversas partes do mundo. Desde 2016, Aline é praticante e professora de yoga, conduzindo oficinas voltadas à percepção músculo-esquelético-emocional. Em 2018, deu início ao projeto Estudos Para Levitação, uma série de oficinas e estudos práticos com o intuito de ressignificar a dança por meio da expansão da consciência. Em 2021, lançou as turmas de estudos práticos online intituladas Ioga Dançarilha, aprofundando-se na interseção entre movimento, rigor, experiência e aprendizado. Em agosto de 2022, trabalhou como assistente de design de movimento ao lado de Alejandro Ahmed na peça coreográfica Sixty-Eight em Axys-Atlas, uma criação baseada na obra de John Cage, desenvolvida para o Balé da Cidade de São Paulo.

Ana Teixeira é artista, professora universitária e pesquisadora. Graduada e doutoranda em filosofia, doutora e mestre em comunicação e semiótica (PUC-SP), e formada em educação física pela Universidade de Caxias do Sul (RS), em Arts du Spectacle Mention Danse (2002-Université Paris VIII/França). É professora e vice-coordenadora do curso de Comunicação das Artes do Corpo e vice-coordenadora do Mestrado Profissional Artes e Práticas Culturais na PUC. Pesquisa e problematiza as relações corpo, poder, dança, instituição pública e branquitude com ênfase nos séculos XVII, XVIII e XIX. Integrante da Red Descentradxs, do grupo de pesquisa Michel Foucault (PUCSP/CNPq) e lidera o grupo de pesquisa: Sentidos do barroco(PUC-SP/CNPq). Atuou como bailarina profissional de 1987-2005, integrando dentre outras companhias a StaatsTheater Kassel (Alemanha) e o Balé da Cidade de São Paulo, onde foi diretora artística assistente (2003-2009). Integrou o Comitê Curatorial do Theatro Municipal de São Paulo (2022 e 2023).

Bibi Vieira é coreógrafa, dançarina, professora e pesquisadora, com ênfase na pesquisa do trânsito entre o house e a dança contemporânea. Vem há 5 anos desenvolvendo práticas pessoais e de compartilhamento para uma dança que incorpora a técnica que desenvolve na prática diária no Grupo Cena 11, na chamada “Percepção Física”, que abranger o modo de pensar a dança afim de articular uma prática do house que se expande e se autoreferencia no fazer.  Concluiu formação em circo na Circocan Escola Internacional de Circo e ministrou aulas de dança e circo nos cursos de formação da Aerial Edge Circus School em Glasgow, Escócia, sendo performer na companhia artística Circar Aerial Edge no mesmo período. De 2017 pra cá aprofunda pesquisa teórico-prática na cultura house, passando por diversos países e fazendo cursos com professores renomados e precursores da cena. É bailarina-performer no Cena11, onde fez assistência para criação e design de movimento para a nova obra do grupo EU NÃO SOU SÓ EU EM MIM – Estado de Natureza PROCEDIMENTO 01 e dirige o CASASEMPORTA grupo de pesquisa em dança.

11 de dezembro, quarta-feira, 20h | Teatro da USP | R. Maria Antonia, 294, | V. Buarque
Conferência com Alejandro Ahmed, ALINE BLASIUS, ANA TEIXEiRA e Bibi Vieira

13 de dezembro, sexta-feira, 14h30 | Praça das Artes | Avenida São João, 281 | Sé
Ensaio aberto (50 vagas, inscrições pelo formulário online)

Rolar para cima